Executivo da Junta de Freguesia do Vau

Composição

Presidente

Frederico de Deus Lopes

Secretária

Ana Sofia do Pinho Couto

Tesoureiro

Valdemar Hermenegildo Lopes



Periodicidade das Reuniões Ordinárias

Face ao disposto no artigo 20° da Lei nº 75/2013 de 12 de setembro, as reuniões ordinárias, efetuam-se quinzenalmente e passam a ter lugar nas 1ªs e 3ªs quartas-feiras de cada mês , a partir das 10 horas, na sede da Junta de Freguesia.

As alterações ao dia e hora marcados nos termos anteriores, devem os membros da Junta ser devidamente informados, de acordo com o n° 2 do artigo 21° da Lei acima mencionada.

Mais foi deliberado que o atendimento ao público, efetuar-se-á todas as 3ªas feiras, entre as 9h e as 12h, no Edifício da Junta de Freguesia.

Distribuição de funções(alínea b) do nº 2 do artigo 18º da Lei nº 75/2013 de 12 de Setembro)

O Sr. Presidente, conforme o citado artigo, procedeu á distribuição de funções pelos membros designados, nomeadamente:

Presidente:
a) Coordenação Geral e Planeamento de todas as operações e atividades que envolvem a Gestão da Freguesia: gestão financeira, patrimonial e recursos humanos;
b) Relações Interinstitucionais
c) Promover e gerir a execução de obras;
d) Promover e zelar obras de saneamento (água e esgotos) e Iluminação Pública;
e) Promover e gerir a limpeza do Bom Sucesso (bairros e espaços públicos)
f) Proteção Civil;
g) Promover e gerir o ordenamento do espaço - logradouro , destinado à colocação de materiais de construção e de pavimentação: entrada e saída de materiais;
h) Promover, incentivar e gerir o alinhamento da Freguesia, nomeadamente a reparação e / ou manutenção de ruínas, o caiar / pintar periodicamente as habitações;
i) Manutenção dos lavadouros e sanitários;
j) Transportes e Comunicações;
k) Cooperação Externa
l) Recenseamento Eleitoral.

Secretário:
a) Cultura
b) Educação, Juventude, Tempos Livres e Desporto;
c) Ação Social;

Tesoureiro:
a) Promover e gerir a limpeza do Cemitério;
b) Promover e gerir o bom estado dos caminhos / estradas agrícolas / rurais (roças e pulverizas);
c) Promover e gerir a limpeza de ruas, espaços públicos e desmatização periódica de ervas;
d) Promover e gerir a abertura de novos caminhos agrícolas / rurais;
e) Promover e gerir a abertura e limpeza de valas;
f) Providenciar e gerir a plantação de novos eucaliptos;
g) Providenciar e gerir o desbaste e adubação dos eucaliptos da Junta de Freguesia;

Relativamente ás funções descritas nas alíneas abaixo descritas a), b), c), d) e e) do nº 3 do artigo 18º do mesmo diploma legal, e todas as definidas no organograma da Junta de Freguesia, o Presidente delegou-as na funcionária – Sónia Teresa Dias dos Santos, cabendo a esta providenciar e gerir para a sua boa execução, designadamente:

a) A elaboração das atas das reuniões da junta;
b) A certificação, mediante despacho do presidente, dos factos e atos que constem dos arquivos da freguesia, e independentemente de despacho, o conteúdo das atas das reuniões da Junta;
c) A subscrição dos atestados que devam ser assinados pelo presidente;
d) A execução do expediente da Junta;
e) A arrecadação das receitas, o pagamento das despesas autorizadas e a escrituração dos modelos contabilísticos da receita e da despesa, com base nos respetivos documentos que são assinados pelo presidente.

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA JUNTA DE FREGUESIA DO VAU

MISSÃO:

A Junta de Freguesia do Vau, tem como missão primordial, a satisfação das necessidades básicas, materiais e imateriais dos cidadãos e representação dos seus legítimos interesses e direitos ao nível social, educacional, habitacional, sanitária e cultural, estando elas limitadas ás competências determinadas na lei ou eventualmente delegadas.

Procura intensamente contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da freguesia, através da prestação de serviços de excelência.


Esta entidade tem um conjunto de intenções, que se encontram espelhadas no seu Plano de Atividades, cuja realização assenta num conjunto de valores que lhe permitam atingir as metas traçadas.

VALORES:

A Junta de Freguesia, assenta a sua atuação numa Politica de Qualidade, da qual se destacam os seguintes valores:
- rigor na gestão da "coisa pública" e na simplificação dos procedimentos;
- transparência no processo decisório;
- generalidade e abstração na produção dos atos administrativos;
- cultura e partilha de informação;
- melhorar a organização e funcionamento dos serviços de forma contínua e integrada, aperfeiçoando o sistema;
- atuar pronta e eficazmente no exercício das atribuições e competências atribuídas á autarquia;
- Desenvolver as competências dos trabalhadores da freguesia, tendo em vista o seu envolvimento na definição e implementação das politicas de organização;
- A autarquia tem como linha orientadora em toda a sua ação, valores de ética e solidariedade, revelando-se a dimensão humana no atendimento das necessidades dos seus cidadãos, imbuído no espirito de "serviço público".

VISÃO:

A freguesia do Vau, pretende ser reconhecida como um local de bem-estar, num território dinâmico, atrativo , onde dê gosto viver....

Mensagem do Presidente

Caros amigas e amigos Vauenses,

Gostaria de começar por agradecer a confiança que depositaram no nosso projeto, que de modo democrático, livre e consciente me elegeram como Presidente da Junta de Freguesia do Vau, do qual tanto me orgulho.
Essa confiança representa uma mudança, mas representa sobretudo uma enorme responsabilidade de fazer mais e melhor pela nossa Terra!
Conto com todos vós, reconhecendo as dificuldades do desafio, espero que em comunidade, consigamos trabalhar para o desenvolvimento e bem estar da nossa Freguesia.
Pretendemos honrar os nossos compromissos, contem com a nossa dedicação, empenho e humildade na procura de soluções para problemas que certamente irão surgir nesta caminhada.
Sempre agradecido pelo apoio, espero que me ajudem a tornar o nosso Vau, a terra que tanto nos orgulhamos, numa terra ainda melhor..... numa ALDEIA DE ENCANTOS!.....

Bem haja a todos!

Frederico de Deus Lopes

Partilhar: