Freguesia do Vau

Mensagem do Presidente da Junta de Freguesia do Vau

Minhas amigas e amigos Vauenses.
Cumpro o meu primeiro ano de mandato enquanto presidente da Junta de Freguesia do Vau, quero em primeiro lugar começar por agradecer a confiança que continuam a depositar neste executivo e nas pessoas que fazem parte desta Junta.
Saibam que tem sido um desafio o qual me enche de orgulho, havendo naturalmente dias com dificuldades em conseguir aquilo que por vezes parece simples. Atravessamos um período de equilíbrio financeiro a nível nacional sendo os municípios e as suas freguesias as mais afetas por estas circunstâncias. Ainda assim, não temos desistido, nunca virando a cara à luta e aos desafios a que nos propusemos.
Continuamos motivados, tudo faremos para que o nosso Vau seja uma aldeia melhor!
Não conseguindo fazer tudo, temos trabalhado para cumprir a nossa síntese programática, temos conseguido obra que não nos assumimos e que consideramos prioritárias para a nossa Freguesia.
Gostaria de realçar algumas das principais realizações neste primeiro ano.
– Festa de Natal, foi um momento muito especial onde conseguimos juntar mais de 300 pessoas proporcionando assim uma ceia de Natal partilhada por todos que estiveram presentes.
– Construção de rampa de acessibilidade reduzida, pensámos em todos! Pensámos o quanto é importantes as pessoas com menor mobilidade conseguirem um acesso facilitado e em segurança ao edifício do Centro de Saúde e da Junta de Freguesia.
– Aquisição de carrinha basculante, era uma necessidade desta Junta, para uma melhor resposta nos trabalhos a realizar, reduzindo os valores gastos em combustível e desgaste dos tratores.
– Criação do Espaço Cidadão, um protocolo assinado entre o Município e a Junta, de forma a garantir uma maior comodidade a todos que precisam de tratar de documentação pessoal.
– Manutenção e embelezamento das estradas e espaços públicos, diariamente garantimos um trabalho de manutenção das nossas estradas, passeios e espaços verdes para que consigamos uma Freguesia mais bonita e limpa.
– Protocolo assinado entre Câmara Municipal de Óbidos e a Junta de Freguesia para aquisição de carrinha de 9 lugares, a pensar nas condições de segurança de transporte das crianças e dos utentes da melhor idade.
– Apoio ao bebé recém-nascido, de forma a contribuir para o aumento da população a Junta de Freguesia atribui uma verba por criança até um ano de idade. Esta iniciativa visa contribuir a diminuição da desertificação da localidade, fixar a população e melhorar as condições de vida dos cidadãos.
– Incentivo ao mérito escolar, atribuição de mérito e excelência, destina-se a reconhecer as aptidões e as atitudes dos alunos do 1º,2º e 3º ciclo do complexo Escolar do Furadouro e Escola Josefa de Óbidos, da Freguesia do Vau.


Sendo estas algumas das nossas realizações sentimos que ainda podemos fazer mais e melhor, continuo a acreditar que é possível assegurar um futuro melhor para as gerações mais novas, sabendo que para isso é preciso união e a participação todos.

“Solidários, seremos união.
Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização dos nossos propósitos.”

Um forte abraço,
Frederico Lopes


CONVITE À POPULAÇÃO DO VAU - Apresentação de sugestões para elaboração do Plano de Atividades 2019


A Junta de Freguesia do Vau, convida toda a população da Freguesia para, até ao final do mês de Outubro do corrente ano, identificar necessidades e propor projetos que consideram importantes para o desenvolvimento da nossa localidade.
A criação deste pequeno espaço aberto à apresentação de sugestões e identificação de carências, prende-se com a necessidade de envolver os cidadãos na dinâmica da governação da freguesia e tornar-se mais próxima dos cidadãos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem, trabalham, estudam e visitam a freguesia.
Consideramos também que este processo de intervenção e colaboração de forma direta, ativa, informada e responsável dos cidadãos é um estímulo á participação cívica e ao seu envolvimento, permitindo o aprofundamento da consciência de que todos somos responsáveis pelo bem comum.
As sugestões apresentadas serão todas analisadas tecnicamente e terão de conter matérias da competência da Junta de Freguesia ou delegada pela Câmara Municipal de Óbidos, terão de possuir interesse público, deverão ser especificas, deverão ser apresentadas em nome individual ou em representação de uma Associação e não poderão conter interesses privados, comerciais ou empresariais.
As áreas sobre as quais poderão apresentar sugestões são:
- Espaços públicos e espaços verdes;
- Sinalização e Toponímica;
- Iluminação pública;
- Higiene urbana;
- Cultura;
- Juventude;
- Desporto;
- Ação Social;
- Educação
A Junta de Freguesia compromete-se em analisar todas as propostas apresentadas e informar os cidadãos quanto à sua exequibilidade para 2019.

VAU + FIT

2018/2019

Pavilhão da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense
Ginástica para crianças e adultos, a partir de Novembro de 2018.
INSCRIÇÕES ABERTAS NA JUNTA DE FREGUESIA.
Peça informações.

Mexa-se ! Pela sua Saúde!

Partilhar: