Executivo da Junta de Freguesia do Vau

Composição

Presidente

Frederico de Deus Lopes

Secretária

Claudia Maria Ribeiro dos Santos

Tesoureiro

Valdemar Hermenegildo Lopes



Periodicidade das Reuniões Ordinárias

Face ao disposto no artigo 20° da Lei nº 75/2013 de 12 de setembro, as reuniões ordinárias, efetuam-se quinzenalmente e passam a ter lugar nas 1ªs e 4ªs segundas-feiras de cada mês , a partir das 18.00 horas, na sede da Junta de Freguesia.

As alterações ao dia e hora marcados nos termos anteriores, devem os membros da Junta ser devidamente informados, de acordo com o n° 2 do artigo 21° da Lei acima mencionada.

Mais foi deliberado que o atendimento ao público, efetuar-se-á todas as 3ªas feiras, entre as 9h e as 12h, no Edifício da Junta de Freguesia.

Distribuição de funções(alínea b) do nº 2 do artigo 18º da Lei nº 75/2013 de 12 de Setembro)

O Sr. Presidente, conforme o citado artigo, procedeu á distribuição de funções pelos membros designados, nomeadamente:

Presidente:
a) Coordenação Geral e Planeamento de todas as operações e atividades que envolvem a Gestão da Freguesia: gestão financeira, patrimonial e recursos humanos;
b) Relações Interinstitucionais
c) Promover e gerir a execução de obras;
d) Promover e zelar obras de saneamento (água e esgotos) e Iluminação Pública;
e) Promover e gerir a limpeza do Bom Sucesso (bairros e espaços públicos)
f) Proteção Civil;
g) Promover e gerir o ordenamento do espaço - logradouro , destinado à colocação de materiais de construção e de pavimentação: entrada e saída de materiais;
h) Promover, incentivar e gerir o alinhamento da Freguesia, nomeadamente a reparação e / ou manutenção de ruínas, o caiar / pintar periodicamente as habitações;
i) Manutenção dos lavadouros e sanitários;
j) Transportes e Comunicações;
k) Cooperação Externa
l) Recenseamento Eleitoral.

Secretário:
a) Cultura
b) Educação, Juventude, Tempos Livres e Desporto;
c) Ação Social;

Tesoureiro:
a) Promover e gerir a limpeza do Cemitério;
b) Promover e gerir o bom estado dos caminhos / estradas agrícolas / rurais (roças e pulverizas);
c) Promover e gerir a limpeza de ruas, espaços públicos e desmatização periódica de ervas;
d) Promover e gerir a abertura de novos caminhos agrícolas / rurais;
e) Promover e gerir a abertura e limpeza de valas;
f) Providenciar e gerir a plantação de novos eucaliptos;
g) Providenciar e gerir o desbaste e adubação dos eucaliptos da Junta de Freguesia;

Relativamente ás funções descritas nas alíneas abaixo descritas a), b), c), d) e e) do nº 3 do artigo 18º do mesmo diploma legal, e todas as definidas no organograma da Junta de Freguesia, o Presidente delegou-as na funcionária – Sónia Teresa Dias dos Santos, cabendo a esta providenciar e gerir para a sua boa execução, designadamente:

a) A elaboração das atas das reuniões da junta;
b) A certificação, mediante despacho do presidente, dos factos e atos que constem dos arquivos da freguesia, e independentemente de despacho, o conteúdo das atas das reuniões da Junta;
c) A subscrição dos atestados que devam ser assinados pelo presidente;
d) A execução do expediente da Junta;
e) A arrecadação das receitas, o pagamento das despesas autorizadas e a escrituração dos modelos contabilísticos da receita e da despesa, com base nos respetivos documentos que são assinados pelo presidente.

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA JUNTA DE FREGUESIA DO VAU

MISSÃO:

A Junta de Freguesia do Vau, tem como missão primordial, a satisfação das necessidades básicas, materiais e imateriais dos cidadãos e representação dos seus legítimos interesses e direitos ao nível social, educacional, habitacional, sanitária e cultural, estando elas limitadas ás competências determinadas na lei ou eventualmente delegadas.

Procura intensamente contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da freguesia, através da prestação de serviços de excelência.


Esta entidade tem um conjunto de intenções, que se encontram espelhadas no seu Plano de Atividades, cuja realização assenta num conjunto de valores que lhe permitam atingir as metas traçadas.

VALORES:

A Junta de Freguesia, assenta a sua atuação numa Politica de Qualidade, da qual se destacam os seguintes valores:
- rigor na gestão da "coisa pública" e na simplificação dos procedimentos;
- transparência no processo decisório;
- generalidade e abstração na produção dos atos administrativos;
- cultura e partilha de informação;
- melhorar a organização e funcionamento dos serviços de forma contínua e integrada, aperfeiçoando o sistema;
- atuar pronta e eficazmente no exercício das atribuições e competências atribuídas á autarquia;
- Desenvolver as competências dos trabalhadores da freguesia, tendo em vista o seu envolvimento na definição e implementação das politicas de organização;
- A autarquia tem como linha orientadora em toda a sua ação, valores de ética e solidariedade, revelando-se a dimensão humana no atendimento das necessidades dos seus cidadãos, imbuído no espirito de "serviço público".

VISÃO:

A freguesia do Vau, pretende ser reconhecida como um local de bem-estar, num território dinâmico, atrativo , onde dê gosto viver....

Mensagem do Presidente



Minhas amigas e amigos Vauenses.

Na sequência das recentes eleições autárquicas de Outubro de 2025, quero expressar o meu sincero agradecimento a todos os que exerceram o seu direito de voto e participaram neste importante momento da vida democrática da nossa freguesia. Agradeço a confiança que continuam a depositar em mim e nas pessoas que fazem parte desta equipa.
É com um profundo sentido de responsabilidade e compromisso que assumo as funções de Presidente da Junta de Freguesia do Vau. A confiança que me foi depositada é motivo de orgulho, mas sobretudo um dever de servir com dedicação, transparência e proximidade.
O nosso principal objetivo será continuar a trabalhar para o bem de todos os fregueses, promovendo o desenvolvimento local, valorizando as nossas instituições e respondendo, de forma justa e eficaz, às necessidades de cada cidadão.
Contamos com a colaboração e o envolvimento de toda a comunidade para, juntos, construirmos uma freguesia mais forte, solidária e com futuro.

Saibam que tem sido um desafio o qual me enche de orgulho, havendo naturalmente dias com dificuldades em conseguir aquilo que por vezes parece simples. Atravessamos períodos difíceis a nível nacional e internacional sendo os municípios e as suas freguesias bastante afetadas por estas circunstâncias. Ainda assim, não iremos desistir nem virar a cara à luta e aos desafios a que nos propusemos.
Estamos motivados e tudo faremos para que o nosso Vau seja uma aldeia melhor!

“Solidários, seremos união.
Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização dos nossos propósitos.”

Um forte abraço,
Frederico Lopes


Organograma da JF - 2025-2029

Distribuição funções

Organograma

Partilhar: